Ansiedade

Sabe aquele frio na barriga que sentimos quando temos algo importante prestes a acontecer? É uma ansiedade boa que nos move, nos faz evoluir.
Mas tem também aquela dose exagerada de ansiedade, que faz a gente perder o sono ou que nos paralisa diante de uma decisão.

Se você se preocupa excessivamente, tem dificuldade de se concentrar, manter o foco e problemas para ter um sono restaurador, você pode estar sofrendo com ansiedade.

O que é a Ansiedade?

Por definição, ansiedade é apreensão ou antecipação de um perigo ou infortúnio futuro, acompanhada por um sentimento de preocupação, angústia ou sintomas somáticos de tensão. O foco do perigo antecipado pode ser interno ou externo. – CID 11

Existem vários transtornos de ansiedade que podem ter as mais diversas causas. Podem ser simples ou mais complexos de tratar e a avaliação de um profissional da saúde é sempre recomendada, inclusive como forma de prevenção para quadros graves e, muitas vezes, depressão.

como a ansiedade bate por aí?

Sinais e razões para a ansiedade bater não faltam

Os casos de ansiedade têm aumentado consideravelmente nos últimos tempos. No entanto, cada vez mais pessoas têm buscado formas e tratamentos diversos para lidar com a ansiedade. 

Situações que potencializam a Ansiedade

Situações adversas e cumulativas nos levam a sentir uma preocupação além do normal, nervosismo e um medo intenso, normalmente relacionados a:

Sintomas mais comuns para quem tem Ansiedade

Você pode não perceber ou acreditar, mas sintomas de ansiedade são mais comuns e presentes do que imaginamos. Olha só os mais comuns:

E a ansiedade anda batendo em muita gente

1 %

9 em cada 10 brasileiros no mercado de trabalho apresentam sintomas de ansiedade (Isma-BR).

1 %

É o quanto a ansiedade e transtornos depressivos representam do volume de auxílio-doença no Brasil, excluindo acidentes de trabalho, de acordo com Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.

500
mil

576 mil é o número de afastamentos por ansiedade e transtornos depressivos no Brasil no biênio 2019-20, de acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.

1 mi

19 milhões de pessoas no Brasil sofrem de transtornos de ansiedade, tornando o Brasil o líder no ranking mundial, de acordo com a OMS. A pandemia ajudou a piorar ainda mais esse quadro.

como lidar com a ansiedade?

A boa notícia é que é possivel prevenir a ansiedade.

Aqui na Avena, utilizamos o método australiano FRIENDS para a prevenção de ansiedade e  desenvolvimento de resiliência.
É um método científico com mais de 80 estudos realizados, reconhecido pela OMS desde 2004 e aprovado pelo NREPP (National Registry of Evidence-Based Practices), e pode ser aplicado em organizações e também em escolas, atendendo todas as faixas etárias, com encontros semanais flexíveis e sessões de reforço pós-encontros.

Para crianças e jovens

Mussum Ipsum, cacilds vidis litro abertis. Delegadis gente finis, bibendum egestas augue arcu ut est.
Mussum Ipsum, cacilds vidis litro abertis. Nullam volutpat risus nec leo commodo, ut interdum diam laoreet. 

Sed non consequat odio. Viva Forevis aptent taciti sociosqu ad litora torquent. Detraxit consequat et quo num tendi nada. In elementis mé pra quem é amistosis quis leo.

Para adultos

Mussum Ipsum, cacilds vidis litro abertis. Delegadis gente finis, bibendum egestas augue arcu ut est.
Mussum Ipsum, cacilds vidis litro abertis. Nullam volutpat risus nec leo commodo, ut interdum diam laoreet. 

Sed non consequat odio. Viva Forevis aptent taciti sociosqu ad litora torquent. Detraxit consequat et quo num tendi nada. In elementis mé pra quem é amistosis quis leo.

Que tal começar a lidar com a ansiedade agora?

Está ao seu alcance fazer algo que realmente pode melhorar a sua própria saúde mental e a dos seus colaboradores, prevenindo e mitigando os efeitos da Ansiedade.
Preencha o formulário pra saber como.

    mais da Avena Consultoria

    Conheça também nossas outras áreas de atuação em desenvolvimento humano e RH

    Avena Consultoria

    Avena, em latim, significa Aveia. A Aveia tem propriedades calmantes. E a calma é o estado físico e emocional que resulta no alívio das tensões do dia a dia, traz paz e tranquilidade e aumenta o bem-estar.

    Siga-nos

    Copyright © 2021 Avena Consultoria